sem comentários ainda

Tática no Xadrez [XI]

Foto: HEATHCLIFF O’MALLEY

No mês da mulher, a coluna de Exercícios começa homenageando aquela que, sem sombra de dúvidas, foi e ainda é considerada a maior enxadrista de todos os tempos: Judit Polgár.

Judit Polgar, nasceu em Budapeste, na Hungria no dia 23 de Julho de 1976. Dona de um estilo de jogo agressivo, ela sempre se destacou, especialmente no concorrido meio enxadrístico masculino. Aos 15 anos, em 1991, tornou-se a mais jovem Grande Mestre da história, superando em um mês o recorde do ex-campeão mundial Bobby Fischer.

Até agora, Judit foi a única mulher a conseguir entrar pra lista dos top 10 melhores jogadores da FIDE, além disso também foi, até hoje, a única mulher a conseguir ultrapassar a barreira de 2700 de rating FIDE, o seu rating máximo foi de 2735! Durante sua carreira também derrotou os melhores jogadores do mundo, como: Garry Kasparov, Anatoly Karpov, Vladimir Kramnik, Viswanathan Anand, ganhou um match (5½–4½) de 10 partidas do ex-campeão mundial Boris Spassky!, etc.

No dia 14 de Agosto de 2014, Judit anunciou sua precoce aposentadoria, aos 38 anos, para se dedicar ao marido, aos filhos Oliver e Hanna e também à fundação que leva o seu nome (Judit Polgar Chess Foundation).

A seguir veremos três partidas de Judit, a primeira aos 11 anos de idade, sua primeira vitória contra um Grande Mestre. A segunda, sua vitória contra o ex-campeão mundial Garry Kasparov. E a terceira, uma partida muito emocionante sacrificando duas peças contra o ex-campeão mundial Viswanathan Anand!

Judit foi a primeira mulher a derrotar o ex-campeão mundial Garry Kasparov.

Para mais informações sobre a vida e carreira de Judit Polgar acesse: Biografia

Folhas de exercícios para imprimir ou baixar, aqui: InicianteIntermediárioAvançado.