sem comentários ainda

Tática no Xadrez [I]

A tática no xadrez é um elemento fundamental para qualquer jogador. Ter domínio das combinações permite e facilita a construção de ataques ao Rei inimigo; ajuda a visualizar sequências de ganho de material e/ou de vantagem posicional; auxilia a evitar problemas em sua própria posição, entre outros benefícios.

Dessa forma, tanto para aumentarmos o conhecimento sobre temas táticos, como para estarmos mais alertas, a realização diária de exercícios de cálculo é essencial a qualquer um que queira progredir no jogo de xadrez.

Essa coluna será semanal e nela haverá uma partida com combinações famosas e/ou brilhantes, que achamos que vale a pena você conhecer! Serão disponibilizadas três folhas de exercícios com os principais temas táticos, cada uma voltada a um público específico: iniciante, intermediário e avançado.

Começaremos com uma partida que a maioria já deve ter visto, a partida contém alguns erros cometidos por ambos os lados mas isso não tira o seu brilhantismo, e se você ainda não a conhece irá se deslumbrar!

O famoso jogo que veremos hoje foi entre Anderssen e Kieseritzky, jogada em 1851 e recebeu o nome de “Partida Imortal”. Não entraremos em detalhes na abertura, mas sim na sua combinação brilhante.

Para mais informações sobre a “Partida Importal” acesse https://en.chessbase.com/post/50-games-anderssen-kieseritzky-the-immortal-game.

Folhas de exercícios para imprimir ou baixar, aqui: InicianteIntermediárioAvançado.