O mês de julho finaliza como o mais movimentado para as integrantes do Projeto Damas em Ação. Ao todo, FM Juliana Terao, WFM Julia Alboredo, WIM Kathiê Goulart, Ana Rothebarth, WFM Suzana Chang e Thauane Medeiros disputaram 121 partidas nos últimos 31 dias!
Entre os dias 13 a 21 de julho de 2018 a WFM Suzana Chang competiu no XX Obert International Sant Martí “A”. O torneio teve a presença de 118 participantes de 24 países dentre os quais 50 eram titulados.
Torneio sofrível com derrotas para jogadores com muito menos rating e dificuldade para concretizar as posições ganhadoras. Perdi 25 pontos talvez merecidos pelas avaliações equivocadas de muitas posições.
Um dia depois, a WFM Suzana Chang estreou no 44º Open Internacional vila de Sitges “A”, que contou com a presença de 105 participantes, sendo 40 jogadores titulados.
O começo do torneio de Sitges grupo A foi complicado, pois estava acostumada a sempre ganhar uma “partida fácil”, depois de perder para adversários mais fortes. Acontece que o primeiro ponto só veio na 3ª rodada, e depois na 5ª rodada, depois de muita luta. Na 1ª, 2ª e 4ª rodadas perdi contra os favoritos, os quais são titulados com ratings que variam entre 2200 a 2300. Tive um bom resultado contra um FM na 8ª rodada, tendo que defender a posição e sacrificar qualidade para livrar-me de um feroz ataque na ala da dama. Fiz boas partidas, apesar das 4 derrotas, e saí deste torneio com o saldo positivo de 17 pontos rating FIDE e claro, a grata experiência das análises “post mortem”.
As integrantes do Projeto FM Juliana Terao, WIM Kathiê Goulart, WFM Julia Alboredo, Ana Vitória Rothebarth e Thauane Medeiros disputaram o 36º Obert Internacional d’Escacs d’Andorra, em Andorra-a-Velha, capital de Andorra, um país que quase passa despercebido, mas de muita história, cultura e belezas naturais.
No torneio, disputaram 134 enxadristas de 23 países, sendo 44 titulados. O IM Miguoel Admiraal foi o campeão de forma isolada, com 7,5 pontos em 9 rodadas.
A melhor colocada brasileira foi a WFM Julia Alboredo (35º lugar):
Foi um torneio muito duro. Está sendo uma experiência muito boa jogar com vários jogadores acima dos 2400, oportunidade que não temos tanto no Brasil. Meu desempenho acredito que foi bom, mas ainda com muitas coisas para ajustar e partidas para analisar. Na última rodada ainda tinha chance de norma, mas precisaria vencer de pretas um MI de Israel, mas só consegui o empate, no entanto, sai com saldo positivo e ganhei mais alguns pontinhos de rating. Agora é recuperar as energias para o último desafio, Badalona!
Logo em seguida (37ª), com o mesmo número de pontos, configurou-se a FM Juliana Terao:
A minha performance em Andorra foi bem abaixo do esperado e, com certeza, não consegui jogar o meu melhor Xadrez. Gostaria de agradecer e parabenizar ao Oscar de la Riva pelo organização do torneio que estava impecável e por apoiar o projeto Damas em Ação – Rumo à Maestria. Agora é reunir forças e focar para o último torneio do tour que começa depois de amanhã.
A WIM Kathiê Goulart ficou em 55º lugar:
Deixei escapar um bom empate na 4ª rodada e terminei com duas partidas ruins, resultados que comprometeram meu desempenho como um todo. Mas, de qualquer modo, a experiência continua sendo incrível, as partidas são base para o aperfeiçoamento e encerrei com saldo positivo. Buscar agora fazer um bom torneio em Badalona.
Em 59ª colocação, posicionou-se Ana Vitória Rothebarth:
O resultado com as peças pretas foi ruim; 0,5 em 5 partidas, adversários com média 2262. Os números revelam que preciso melhorar minha resistência com esta faixa de rating. Nos torneios você se coloca à prova de uma sequência longa de jogos com adversários duros. No Brasil, com torneios mais curtos e com menos titulados, isto é muito difícil de acontecer. Aprender, superar e aperfeiçoar.
Thauane Medeiros finalizou o torneio 7 posições acima do ranking inicial (64º lugar):
Acredito que joguei melhor este torneio depois das aulas do IM David Martinez, pois pude aplicar muitos ensinamentos. Ainda não consegui ganhar de alguém com rating maior. Em Andorra tive chance em uma das partidas, porém desperdicei. Agora é ir em Badalona e fazer bonito.
A partir de amanhã, todas irão competir no 44º Obert Internacional D’Escacs Ciutat de Badalona.