sem comentários ainda

Notícias [VI]

As Damas seguem na ativa durante o mês de julho, desta vez, em torneios que integram o Calendário da XV Edição do Circuito Catalão!

Logo após o XXVI Open Internacional Ciutat de Montcada, a WFM Suzana Chang disputou o XLI Open Internacional de Barberá del Vallés “A”. O evento, que contou com a presença de 91 jogadores, ocorreu entre os dias 04 a 12 de julho. A enxadrista finalizou o torneio em 68º lugar, com 3,5 pontos em 9 possíveis, ganhando 25,4 pontos de rating.

Sempre nas primeiras rodadas jogo contra fortes Grandes Mestres, uma grande satisfação e oportunidade de aprendizado. Por exemplo, joguei contra o GM Himanshu Sharma (2420) na primeira rodada do Open de Barberá.

As demais integrantes do Projeto Damas em Ação participaram do XXXVIII Open Internacional “Villa de Benasque”. O torneio aconteceu na charmosa cidade de Benasque, província de Huesca, com pouco mais de dois mil moradores.

Do total de 454 inscritos, de 31 países, compareceram 431 jogadores, sendo 112 titulados. O local de competição foi muito bem preparado – jogos e relógios em todas as mesas, boa iluminação e espaçoso. A arbitragem e organização conduziram com maestria o evento.

O Grande Mestre Húngaro Peter Prohaszka ganhou o torneio de forma isolada, com 8,5 pontos em 10 rodadas. A FM Juliana Terao, pré-ranqueada número 77, ficou em 119°lugar. A integrante fez 6,0 pontos em 10 rodadas.

A minha participação foi regular para um pouco abaixo do esperado. Perdi alguns pontinhos de rating, mas tive partidas duras e que servirão de estudo e treinamento para as olimpíadas. Os organizadores do evento estão de parabéns, tudo espantosamente muito bem organizado para um evento com um número tão expressivo de jogadores e bandeiras.

A WFM Julia Alboredo, pré-ranqueada número 134, ficou em 127° lugar. A integrante fez 6,0 pontos em 9 rodadas e somou 33,6 pontos de rating FIDE.

Foi uma experiência incrível participar deste evento e voltar aqui para Benasque. Joguei esse mesmo torneio em 2015, e tive um resultado muito abaixo do esperado, mas felizmente desta vez foi diferente. Considero que minha participação foi um pouco acima do esperado, com 3 vitórias e 6 empates. Isso mesmo! (risos) Fiquei feliz por manter a resistência com adversários de mais rating por 6 rodadas consecutivas. Agora é analisar todas as partidas e se preparar para os próximos desafios para continuar melhorando.

A Kathiê Goulart, pré-ranqueada número 166, ficou em 135º lugar. A integrante fez 5,5 pontos em 10 rodadas e somou 13,8 pontos de rating FIDE.

Esta foi uma experiência muito boa, o torneio estava fortíssimo e adorei a cidade (!). Acredito não ter conseguido pôr em prática meu melhor xadrez, mas os resultados foram regulares. Agora é trabalhar com as partidas e buscar um desempenho melhor nos próximos desafios.

A Ana Vitória Rothebarth, pré-ranqueada número 177, ficou em 140º lugar. A integrante fez 5,5 pontos em 9 rodadas e somou 13,6 pontos de elo FIDE.

Foi muito agradável jogar em Benasque. A cidade é uma graça. Apesar da chegada conturbada, do fuso horário e, ao resfriado que contraí, após a quinta rodada me senti adaptada e o torneio fluiu muito bem.

A Thauane Medeiros, pré-ranqueada 215° encerrou o torneio em 164° ao totalizar 5,5 pontos em 10 possíveis. Perdeu 15 pontos de rating, devido empatar 2 partidas com adversários de elo inferior e perder 3 contra jogadores de maior rating.

Estou adorando a experiência, está sendo tudo novo, convivência maravilhosa entre as meninas. Cozinhar está sendo engraçado, principalmente quanto a competição de quem não vai lavar a louça (risos) todo mundo tentando correr!! Benasque é muito calmo, fiquei com muito sono e dormi muito (risos). No mais, estamos nos divertindo e aprendendo a trabalhar em equipe. Próxima parada Madri, onde ficaremos em treinamento por 5 dias. Acredito conseguir ir melhor nos próximos dois torneios.

Neste momento, enquanto a WFM Suzana Chang compete no XX Obert Internacional Sant Martí “A”, a FM Juliana Terao, WFM Julia Alboredo, Kathiê Goulart, Ana Vitória Rothebarth e Thauane Medeiros seguem para Madri, para treinar durante cinco dias com o IM David Martinez e equipe.