sem comentários ainda

Notícias da Semana – CONTAUD, SCC feminino, candidatos feminino e Belaya Ladya!

Confira o que rolou no mundo das 64 casas na última semana!

Speed Chess Championship Feminino 2019

Na última 5ª feira (30/05) teve o último match das quartas-de-finais entre a GM indiana Harika Dronavalli e a GM francesa Marie Sebag. A indiana confirmou o seu favoritismo e ganhou de 15.5 a 10.5, foi um dos matches onde mais teve empates!

Se você perdeu o match, confira aqui o vídeo comentado ao vivo pela WMF Julia Albordo e o GM Krikor Mekhitarian.

 

imagem: chess.com


Placar final das quartas de finais. Imagem: chess.com

As semifinais estão programadas assim:

Semifinal 1: (Dronavalli vs. Danielian): 20 de Junho às 13h de Brasília.
Semifinal 2: (Gunina vs. Kosteniuk): 23 de Junho às 13h de Brasília.

O matches são comentados ao vivo pelo GM Krikor Mekhitarian no canal do chess.com em português. Para ver os matches comentados pelas MIs Anna Rudolf e Sopiko Guramishvili acesse o canal do chess.com internacional.


Aberto do Brasil CONTAUD 2019

Terminou ontem o fortíssimo CONTAUD 2019, o torneio iniciou na sexta-feira dia 31/05 e contou com a presença de 123 jogadores, sendo 25 titulados e 15 mulheres.

O projeto damas em ação marcou presença  no pódio feminino, tendo em 1º lugar a WMF Julia Alboredo, 2º lugar a WMI Kathiê Librelato e em 3º lugar a MF Juliana Terao, todas finalizaram a prova com 4 pontos.

O destaque do torneio foi o prêmio de beleza para a partida entre o GM Felipe El Debs e o MF Armen Proudian. O Armen foi o grande campeão do torneio, ganhando de forma isolada com 5,5 em 6.

Confira a partida aqui:

Premiados do CONTAUD 2019
Esq. para dir.: WMF Julia Alboredo, MF Juliana Terao, WMI Kathiê Librelato

Classificação final.


Torneio de Candidatos Feminino

O torneio de candidatos feminino começou na sexta-feira passada (31/05) em Kazan, a 1ª rodada iniciou com o confronto entre as irmãs ucranianas Muzychuk com um empate rápido repetindo a posição, os outros 3 confrontos também terminaram em empate. Já na segunda rodada os destaques foram para Nana Dzagnidze que derrotou a favorita Anna Muzychuk e para a jovem Aleksandra Goryachkina que em uma partida longa de 92 lances conseguiu derrotar a fortissíma GM russa Valentina Gunina. Todas as 4 partidas na 3ª rodada favoreceram as Brancas, com vitória para: Dzagnidze, Goryachkina, Gunina e Tan. Seguem como líderes Dzagnidze e Goryachkina ambas com 2,5 em 3. Hoje foi o primeiro dia de descanso das jogadoras, a 4ª rodada será amanhã às de Brasília.

Classificação após a 3ª rodada. Fonte: Chessbase
3ª rodada Candidatos Feminino – Foto: FIDE

Belaya Ladya 2019

Está em andamento o Campeonato mundial escolar sub-14 em Sóchi, Russia. O colégio paulista Augusto Laranja está fazendo história, é a primeira escola sul-americana a participar deste evento. O gestor da escola, Gustavo Laranja também irá ministrar uma palestra no evento, detalhando o projeto do Augusto Laranja como um estudo de caso.

O “Belaya Ladya”, teve início em 1969, e é organizado pela Federação Russa de Xadrez, pelo Ministério do Esporte com apoio do Ministério da Educação Russo. E será realizado de 1 a 11 de junho de 2019, em Dagomys, Sochi.
A disputa se dará por equipes compostas por 4 jogadores, sendo obrigatório que pelo menos 1 deles seja menina e um treinador. Todos os jogadores devem ser sub 14 (nascer em 2005 ou depois). 
A delegação brasileira será composta pelos atletas enxadristas:
– Kauã Marques, 
– Henrique Jaze Simões da Rosa, 
– Teodora Parreira, 
– Carolina Ziemer V. M., 
E pelo técnico do Colégio Augusto Laranja, o MF Álvaro Aranha, e pelo chefe da delegação, o gestor do colégio Gustavo Laranja.

Equipe brasileira. Foto: Álvaro Aranha

Em 2018, 100 equipes, sendo 79 russas de 78 regiões da Rússia e de 21 países do mundo, participaram do evento final o “Belaya Ladya”. Crianças da Armênia, Bielorrússia, Inglaterra, Estônia, Grécia, Índia, Israel, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Moldávia, Mongólia, Romênia, Eslováquia, República Tcheca, França, Alemanha, Quênia, Sérvia, Suécia e Turquemenistão.
As equipes estrangeiras participantes venceram as competições escolares nacionais em seus respectivos países.

A escola que representará o Brasil em tão importante disputa, no berço mundial do xadrez, é a atual bicampeã brasileira e bicampeã paulista de xadrez escolar.

Gostaríamos de parabenizar o colégio Augusto Laranja por essa iniciativa, que recentemente também levou o treinador MF Álvaro Aranha para uma viagem à Russia com o objetivo de fazer um intercâmbio e trazer conhecimento do método de ensino russo para ser aplicado nas escolas.

Chess-results.