sem comentários ainda

MI Molina é o novo campeão Brasileiro Absoluto! Essa semana começa a Final do Brasileiro Feminino e mais!

MI Roberto Junio Brito Molina é o novo Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez!

Final: MI Molina x GM Krikor. Crédito da foto: Cláudia Aquino

O 85º Campeonato Brasileiro Absoluto foi realizado entre os dias 29 de Janeiro à 07 de Fevereiro e contou com 16 participantes (4 GMs, 2 MIs, 5 MFs, 2MN, 1 CM e 2 jogadoes não titulados) teve o formato de eliminatórias (sistema “match”).

 Na Oitavas-de-final, a 1ª etapa do torneio, a primeira surpresa do torneio foi a eliminação do MI Iago Macedo pelo CM Zallio de Souza. Já nas quarta-de-final, a segunda grande surpresa do torneio foi a eliminação do fortissímo e favorito GM Alexadr Fier pelo MF Diogo Guimarães!  A semi-final foi tranquila e sem necessidade de Tie-Breaks (desempate). Já a final foi decidida entre o GM Krikor Mekhitarian e o MI Roberto Molina, diferentemente das outras etapas do torneio que contam com 2 partidas clássicas, a final é composta por 4 partidas clássicas e se necessário tie-break.

 A final começou com um empate e depois Krikor pontuou na 2ª partida, na 3ª partida outro empate, e na última partida Molina precisava de uma vitória e de negras! E pra delírio e alegria do público que sempre quer ver emoção e muita garra nas partidas, Molina venceu de forma brilhante e foi pro desempate vencendo de forma sensacional. Com certeza esta foi uma final digna de Campeonato Nacional, com muita emoção e muita garra demonstrada pelos finalistas.

Curiosidade: há tempos que o campeonato brasileiro absoluto não é vencido por um jogador que não seja GM.

Nós do Damas em Ação parabenizamos o MI Molina por essa grande conquista!

Para mais informações acesse: 85º Campeonato Brasileiro Absoluto Fase Final 2018 (Eliminatória) – Natal/RN

Partidas: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/brazilian-championship-2018


 

Aberto do Brasil de Poços de Caldas

Este é o primeiro torneio que começa a contar para o ciclo olímpico feminino, a equipe olímpica feminina de 2020 será composta pelas 5 jogadoras que obtiverem os melhores rating performances (Média dos 4 melhores rating performance de cada jogadora) em Abertos do Brasil e Campeonatos Brasileiros. Esse critério vem sendo utilizado desde 2016, Olímpiada de Baku.

Comunicado CBX nº13/2019: Estudos regulamento equipe Olímpica

Após os primeiros estudos e conclui-se por manter na Equipe Feminina o mesmo critério da Olimpiada anterior. Vale as performances desde Fevereiro de 2019 em Abertos do Brasil . O Critério fez com que qualificassem as melhores em atividade no país e com uma boa média de idade.”

O vencedor do torneio foi o MI Leandro Perdomo. O torneio teve a participação de 87 jogadores, sendo 12 mulheres. Os destaques femininos foram: Beatriz Frattini terminou com 4,5 pontos, fez uma performance de 2114 e ganhou 108 pontos de rating FIDE!, WMF Julia Alboredo (integrante do projeto Damas em Ação) e WCM Vanessa Gazola, ambas terminaram com 4,0 pontos. Parabéns meninas!

Maria Frattini e a WMF Julia Alboredo com a diretora do evento Luciane Viana

Link das partidas: aqui

Classificação final: aqui


Final do Campeonato Brasileiro Feminino

Este ano a final adotou um novo formato: o de eliminatórias. Contará com Oitavas-de-Final, Quartas-de-final, Semifinal e Final. O torneio terá início no dia 16/02 e término no dia 25/02, será no Rio de Janeiro – RJ, no Clube de Xadrez Guanabara (pertinho do aeroporto Santos Dumont). Para mais informações acesse: Comunicado CBX nº12/2019: Detalhes Final Campeonato Brasileiro Feminino.

Chess-results.

As partidas terão transmissão ao vivo pelo chess24.

Veja as artes que nós do Damas em Ação preparamos para os primeiros matches

 

    

  

 


Importante Atualização 12/02/2019: A jogadora Vitória Ramillo não poderá participar do torneio, e no seu lugar entrará a catarinense Amanda Melo