Desde a Idade Média até o século XVIII, o xadrez era um passatempo social popular para homens e mulheres. Mary, rainha da Escócia e rainha Elizabeth I jogavam, além também do conhecido Benjamin Franklin.
No xadrez, a grande maioria dos jogadores sempre foi do sexo masculino, no entanto, durante o século 20, as jogadoras fizeram progressos significativos na quebra do domínio masculino, e algumas jogadoras puderam competir com sucesso com os homens,com destaque especial para Vera Menchik, que embora não tenha sido GM, mediu forças com os melhores jogadores do mundo em sua época, como Capablanca e Alekhine.
No entanto, a única jogadora que conseguiu derrotar os melhores jogadores do mundo foi Judit Polgar. Ela é a única jogadora que, até hoje, competiu em um Campeonato Mundial de Xadrez, na edição de 2005. Além disso, também foi única a derrotar o número um do mundo na época Garry Kasparov em 2002. Como não se bastassem esses grandes feitos, Judit se tornou a mulher mais jovem a conquistar a titulação máxima de GM (Grande Mestre) com apenas 15 anos, e na época em que conseguiu o título, foi a mais jovem entre homens e mulheres!
Não obstante, em meados da década de 1980, várias mulheres competiam regularmente em eventos com homens. Em 1991, sua irmã mais velha Susan Polgar tornou-se a primeira mulher a ganhar o título de Grande Mestre através dos requisitos necessários, as três normas e os 2500 de rating.
Entretanto, a primeira mulher da história do xadrez que conquistou o título de GM foi Nona Gaprindashvili,que aos 37 anos,conquistou o título de maneira especial, por honra.
Logo depois, a Geórgia começou a produzir algumas das melhores jogadoras de xadrez do final do século 20.
Confira a lista das 37 jogadoras que conquistaram o título de GM (Grande Mestre):
Crédito da foto: Wikipédia
Dentre as 37 jogadoras, destacamos a chinesa Hou Yifan, que é atual número um do mundo feminina com 2662.
Mas o que nos chama atenção, é a grande diferença entre homens e mulheres que obtém o título de Grande Mestre:
O que você acha necessário para que cada vez mais haja um maior equilíbrio?
Deixe sua opinião nos comentários!