sem comentários ainda

Xadrez para Iniciantes [VI]

Uma curiosidade de muitas pessoas que está começando agora e pretende participar de torneios. Como ter aquela pontuação internacional? Qual a regra que existe para conseguir?

Entramos em contato com o amigo e árbitro internacional Pablyto Robert para explicar para todos de um jeito fácil.

Como formar rating FIDE

Há muitos anos, um jogador com rating FIDE era algo raro de se ver. Era sinônimo de extrema força enxadrística, uma vez que o rating floor (rating mínimo) era 2200. Mas, afinal, o que é o rating FIDE? Bem, rating é um sistema de pontuação que define a força de um jogador de xadrez, baseado em um complexo sistema estatístico, criado por Arpad Elo, um físico Húngaro-Americano.

Naquele tempo mais distante, a formação do rating FIDE era bem complexa, envolvia a obtenção de blocos (com o mínimo de 4 partidas), precisando o rating inicial conter blocos que, somados, dessem um mínimo de 9 partidas, tendo a performance total um valor superior a 2200 pontos. Difícil para entender? Não se incomode, até para alguns árbitros era complicado!

Com o passar dos anos, o rating mínimo foi sendo reduzido pela FIDE, até que em 2012 chegou ao patamar de 1000 pontos. Ou seja, hoje é totalmente acessível. Mas você pode estar pensando aí “e o que é necessário, que até agora não foi explicado, hein?”. Certo, é justo, vamos ao ponto desse texto.

Para a obtenção do rating FIDE, atualmente, além da performance de pelo menos 1000 pontos, faz-se necessário jogar 5 partidas contra jogadores com rating FIDE, não necessariamente em um mesmo torneio, e sem qualquer necessidade de blocos. Jogou uma partida, está valendo! Há apenas algumas observações, é claro:

1) No primeiro torneio, o jogador não pode zerar. Se zerar, nenhuma partida deste torneio será considerada na contagem de formação do rating deste jogador. Agora, se zerar no segundo torneio, lamento informar, vai ficar no histórico e integrará a contagem!

2) O rating é calculado como se todas as partidas fossem disputadas em um só torneio.

Claro, essas regras básicas são para sistemas suíços de competição. Em torneios fechados, todos contra todos (round-robin), basta que o torneio preencha os requisitos mínimos de validade para rating FIDE e o jogador alcance o resultado necessário, o que é mais direto e simples.

Há algumas questões sobre ritmo de jogo, bem simples. Se um jogador com 2200 estiver no torneio, o ritmo deverá ser de 2 horas KO (90 min + 30 segs. de acréscimo por lance) para valer FIDE. Se o maior rating for de até 2199, o ritmo pode ser de 90 min. KO (60 min. + 30 segs. por lance). E, por fim, se o maior rating for 1599, então o ritmo poderá ser de 1 hora KO (30 min. + 30 segs. por lance).

O número máximo de rodadas por dia é 3, desde que a expectativa de duração das partidas não ultrapasse 12 horas. A expectativa para partidas com acréscimo é o tempo base + 60x o tempo de acréscimo.

O cálculo do rating depende do resultado. Para ser bem simplista, vamos considerar números redondos.

1) Jogador faz 5 partidas, rating médio dos oponentes é 2300. O jogador faz 2,5 pontos. Seu rating será igual ao Rm (rating médio), ou seja, 2300.

2) O mesmo caso acima, mas o jogador faz 3,5 pontos. O rating dele será Rm + 20 pontos a cada 0,5 a mais que a metade dos pontos possíveis. Neste caso o jogador fez 1 ponto inteiro além da metade dos pontos possíveis. Assim, temos: 2300 + 2×20 = 2340.

3) O jogador fez 2 pontos. E agora? Bom, quando o jogador faz menos da metade dos pontos, a fórmula é R = Rm + dp! Viu, super simples! Oi? O que é dp? Ah, foi mal! É a tabela 8.1 “a” do HandBook da FIDE. Você precisa calcular o percentual da pontuação obtida pelo jogador (no caso em questão, ele fez 2 de 5 pontos, ou seja, 40%). Para 40%, a tabela indica que dp é igual a -72! Assim: R = 2300 – 72; R = 2228.

E é isso aí, pessoal. De forma simples, prática e MUITO resumida. Óbvio que existem muitas outras nuances técnicas, que entendemos serem desnecessárias aqui, já que são muito mais direcionadas ao conhecimento de árbitros do que para os jogadores que querem uma noção do que é necessário fazer para obter o seu rating FIDE. Espero ter ajudado!

Grande abraço!

Pablyto Robert
Árbitro Internacional de Xadrez
Lecturer da FIDE