sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [VII]

A sétima campeã

#7 Xie Jun nasceu na cidade de Baoding, província de Hebei, em 30 de outubro de 1970. Começou a jogar xadrez chinês aos 6 anos e, aos 10, entrou na Academia de Xadrez de Pequim, vencendo o campeonato da capital no mesmo ano. Passou a jogar xadrez internacional e acumulou muitos títulos na década seguinte. Em 1990, após vencer o torneio de candidatos superando atletas como Nona Gaprindashvili (ex-campeã mundial), conquistou a vaga de desafiante ao título máximo do xadrez feminino.

Em 1991, surpreendeu o mundo no 25º Campeonato Mundial Feminino, realizado em Manila/Filipinas, ao superar a então campeã, Maia Chiburdanidze, que detinha o título por treze anos. Com um placar de 8,5×6,5, tornou-se a 7ª e primeira não europeia Campeã Mundial Feminina, quebrando a hegemonia soviética de mais de 40 anos. Dois anos depois se tornou a primeira asiática a conquistar o título de Grande Mestre (GM).


Torneio de Candidatos

Enquanto aguardava o nome da desafiante, Xie Jun pôde acompanhar um polêmico Torneio de Candidatos, realizado entre as seis classificadas pelo Interzonal, Maia Chiburdanidze (Vice-campeã do Mundial anterior), Alisa Marić (Vice-campeã do anterior Torneio de Candidatos) e Susan Polgar (que recebeu a vaga por ter sido a primeira a conquistar o título de Grande Mestre através de torneios). Após a disputa como um torneio duplo de round-robin em Xangai entre outubro e novembro de 1992, Susan Polgar (Hungria) e Nana Ioseliani (Geórgia) disputariam um match curto de oito jogos para determinar quem seria a desafiante.

Depois de Susan Polgar vencer os dois primeiros jogos e empatar os três seguintes, ela precisava de apenas um ponto nos três últimos jogos para garantir a vitória. No entanto, Ioseliani venceu o sexto jogo, empatou o sétimo e ganhou o oitavo para levar a disputa a um tiebreak de dois jogos. Polgar venceu a primeira partida, mas Ioseliani venceu a segunda, forçando um segundo tiebreak. Quando o padrão se repetiu – Polgar vencendo primeiro e então Ioselani – a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) determinou que a disputa seria decidida por uma loteria. Desta vez Ioseliani venceu, eliminando Polgar do ciclo.


Defendendo a coroa

Em 1993, no entanto, Xie Jun superou Nana Ioseliani sem grandes dificuldades por um placar de 8,5×2,5, mantendo-se no posto. Em 1996, Susan Polgar conseguiu chegar à disputa e derrotou a chinesa com quatro pontos de vantagem, mas foi destituída (com controvérsias) do título. O Torneio de Candidatos de 1997, então, classificou as duas primeiras colocadas para o match pelo Campeonato Mundial de 1999, onde Xie Jun superou a russa Alisa Galliamova por 8,5×6,5.

Em 2000, Xie Jun manteve a coroa mesmo com a mudança no sistema de disputa – que passou de match a nocaute com 64 jogadoras – superando a também chinesa Qin Kanying na final. Ela não participou das disputas seguintes, mas foi, ao todo, quatro vezes Campeã Mundial Feminina, mantendo o reinado de 1991 a 1996 e de 1999 a 2001. Tornou-se amplamente conhecida e seu sucesso fez muito para popularizar o xadrez internacional em seu país e no resto da Ásia. Também foi importante na equipe feminina chinesa, ganhando a medalha de ouro na Olimpíada de Xadrez de 1998.

Conheça um pouco do estilo de jogo dela nas partidas abaixo, do primeiro e do último Campeonatos Mundiais disputados.

 

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial Feminino | Partidas | Biografia | Biografia chinesa | Campeonato Mundial Feminino de Xadrez