sem comentários ainda

Retrospectiva 2018 – Um ano brilhante para Ju Wenjun

Este foi um ano repleto de eventos dentro das 64 casas, dentre eles, destacamos os de maior importância no cenário mundial dando ênfase ao xadrez feminino.

Entre os dias 2 e 19 de Maio tivemos o confronto pelo Campeonato Mundial Feminino entre as chinesas Tan Zhongyi (GM) vs Ju Wenjun (GM) ocorrido em Shanghai e Chongqing (China), na melhor de 10 partidas, Ju Wenjun levou a melhor com um placar apertado de 5,5 a 4,5.


(GM) Ju Wenjun – Photo by Gu Xiaobing

Após o título Mundial conquistado por Ju Wenjun, a mesma também fez parte da equipe olímpica da China que conquistou a medalha de ouro, na Olimpíada de Batumi 2018 – Geórgia ocorrida no mês de setembro.


Amruta Mokal; Chessbase India

Além disso, conquistou a medalha de ouro individual pela brilhante campanha no primeiro tabuleiro.

Como se não bastasse, Ju defendeu com sucesso seu título recém conquistado no Campeonato Mundial Feminino que aconteceu em Khanty-Mansiysk, na Rússia, entre os dias 02 e 23 de novembro. A competição foi disputada por 64 jogadoras em sistema eliminatório. Ju Derrotou a russa (GM) Kateryna Lagno em uma final eletrizante.

Para fechar o ano com chave de ouro, Ju Wenjun conquistou de forma incontestável o Mundial de Rápidas 2018 que ocorreu em São Petersburgo – Rússia no último dia 26.


Ju vs Lagno,| Foto: Lennart Ootes/FIDE.

Classificação final do evento:

No Ritmo Blitz a grande campeã foi a russa (GM) Kateryna Lagno, a mesma que esteve presente na última final do Campeonato Mundial Feminino como citado acima.

Classificação Final: