sem comentários ainda

Notícias da Semana – FIDE Chess.com Grand Swiss 2019; SP Open e muito mais!

FIDE Chess.com Grand Swiss 2019

Terminou nesta segunda-feira (22), o FIDE Chess.com Grand Swiss 2019. O evento contou com a participação de 154 enxadristas de 42 (!) países, sendo realizado em 11 rodadas, na Inglaterra.

Com um torneio acirrado do começo ao fim, muitos jogadores buscavam a tão sonhada vaga no torneio de candidatos, a ser realizado no ano que vem, sendo uma chance de lutar para se tornar o próximo desafiante do atual Campeão Mundial Magnus Carlsen.

O grande campeão do torneio foi o Grande Mestre Chinês Wang Hao, que venceu David Howell em uma partida de muitas emoções, cuja em determinada posição da partida, muitos davam por empate. Com esta vitória, Hao somou 8 pontos em 11 possíveis, igualando a pontuação do americano Fabiano Caruana, porém sendo superior nos critérios de desempate.

Agora, Hao se junta a Fabiano Caruana (último desafiante), Teimour Radjabov e Ding Liren (finalistas da última Copa do Mundo) na disputa de quem irá desafiar Magnus Carlsen pelo título de campeão mundial, aguardando a definição dos 4 participantes restantes.

O primeiro lugar entre as mulheres no evento foi para a Indiana Harika Dronavalli, que somou 5½ pontos contra todos (!) seus adversários acima de 2600, obtendo melhor desempate que a jovem Dinara Saduakossova, com os mesmos pontos. Harika somou 23 pontos de rating, subindo quatro posições no ranking feminino, entrando assim, no top 10.


 8º SP Open Clássico 

Já em terras paulistanas, o destaque do final de semana foi o tradicional SP Open Clássico. Realizado entre os dias 17 a 20 de outubro nas dependências do Colégio Benjamin Constant, o evento contou com a participação de mais de 170 enxadristas, sendo ele dividido em três grupos: U2300, U2050 e U1700. 

Confira os destaques e os campeões de cada categoria:

Categoria Sub – U2300

Podendo participar apenas jogadores abaixo de 2300, esta categoria teve o menor número de participantes, contando com apenas 27 enxadristas. Entretanto, isto não fez com que faltassem emoções até o fim.

O enxadrista Paranaense MN Álvaro Alves de Almeida, liderava o torneio isoladamente com 100% de aproveitamento obtendo 4 pontos em 4 possíveis em uma excelente performance vencendo 2 MF’s (Mestre Fides) e 1 MI (Mestre Internacional), faltando apenas duas rodadas para o fim do torneio.

Pela quinta rodada, perdeu sua invencibilidade para o Mestre Fide Catarinense Charles Gauche, e o torneio voltou a ficar embolado com 3 líderes até a última rodada: WFM Julia Alboredo, MF Charles Gauche, e MN Álvaro Almeida ambos com 4 pontos.

A grande Campeã do torneio foi a integrante do Projeto WFM Julia Alboredo, que somou 5 pontos em 6 possíveis obtendo melhor desempate que o MF Charles Gauche, se tornando a primeira mulher a vencer o evento na categoria sub-2300, já em sua oitava edição.

O melhor feminino ficou com a enxadrista Artemis Guimarães, somando 3,5 pontos em 6 rodadas.

Categoria Sub – U2050

Já nesta categoria, houve um grande número de participantes, sendo a segunda categoria com maior participação dos enxadristas.

O grande Campeão foi o Paranaense Roberto Juliano da Silva, conquistando o torneio com 100% de aproveitamento obtendo 6 pontos em 6 possíveis!

Os destaques femininos desta categoria foram: MN Amanda Paul Dull, conquistando o 5 lugar geral e melhor feminino do evento, somando 4,5 pontos, e obtendo melhor desempate diante da jovem Beatriz Frattini, com os mesmos pontos, ficando com o segundo lugar feminino e melhor sub-20 da categoria.

Categoria Sub – U1700

Categoria com o maior número de participantes, também tivemos um campeão com 100% de aproveitamento. O jovem Lucas Pereira da Silva de São José dos Campos, também somou 6 pontos em 6 possíveis e conquistou o primeiro lugar do evento de forma isolada.

A campeã feminina do evento foi a enxadrista Amanda Fontella, somando 4,5 pontos.