sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [XVI]

#16 Tan Zhongyi nasceu em 29 de maio de 1991, em Chongqing (China). O ano era o mesmo em que Xie Ju tornava-se a 7ª Campeã Mundial, dando à China seu primeiro título. Pouco tempo depois, Tan Zhongyi já brilhava nos torneios infantis, tendo vencido três mundiais de categorias seguidos entre 2000 e 2002.


O Campeonato Mundial Feminino

Nos dois primeiros mundiais que disputou foi eliminada na segunda rodada: em 2008 pela sueca Pia Cramling (1,5×0,5) e em 2015 pela georgiana Lela Javakhishvili (1,5×0,5). Fato parecido havia ocorrido com a sua antecessora, a ucraniana Mariya Muzychuk.

A 40ª edição do Campeonato Mundial Feminino foi realizada em Tehran (Irã) entre fevereiro e março de 2017, em sistema eliminatório com 64 jogadoras. O evento foi iniciado após polêmicas, com grandes nomes da elite mundial se recusando a participarem (houve discussões quanto à obrigação de vestimentas como o hijab e muitas não se sentiram em segurança com o local). De todo modo, estavam presentes ex-campeãs e também a futura 17ª detentora do título, Ju Wenjun.

Tan Zhongyi iniciou a competição vencendo a americana Sabina Foisor (1,5×0,5). Em seguida foi o momento de superar o tabu da segunda rodada, com um match bastante disputado com a ucraniana e ex-campeã mundial Anna Ushenina (4,5×4,5), vencido pelo empate de negras no armageddon. Zhongyi seguiu com vitórias sobre a indiana Padmini Rout (3,5×2,5), a compatriota pré 1 do torneio Ju Wenjun (1,5×0,5) e a também indiana Harika Dronavalli (5×4).

Na final, a adversária era a ucraniana Anna Muzychuk, com 2558 de rating FIDE (56 a mais que a chinesa). Depois de um empate de negras, Tan assumiu a liderança vencendo a segunda partida. Na terceira, no entanto, Muzychuk retribuiu e o match em partidas pensadas terminou igual após um empate na quarta rodada. O confronto foi definido nas rápidas: com 1,5 x 0,5 (e 3,5 x 2,5 no placar total) Tan Zhongyi conquistou o título e sagrou-se a 16ª Campeã Mundial Feminina.


Em defesa do título

Em 2018, a disputa foi em sistema de match entre Tan Zhongyi e a desafiante Ju Wenjun (classificada pelo Gran Prix 2015-16). Sendo companheiras de equipe em Olimpíadas, as atletas já se conheciam há tempos e a espera era por uma batalha emocionante. O match foi realizado entre 2 e 20 de maio, nos dois locais de nascimento das chinesas: primeiro Shanghai e então Chongqing. Entre idas e vindas, o placar final após as dez rodadas terminou 5,5 x 4,5 a favor da desafiante.

No final do mesmo ano foi organizada nova edição do evento, agora em sistema eliminatório com 64 jogadoras. Tan Zhongyi, no entanto, foi superada na segunda rodada por Gulrukhbegim Tokhirjonova (2,5×1,5).


⇒ Zhongyi também obteve destaque nas competições universitárias e é forte integrante da seleção olímpica chinesa.

⇒ É a quinta das seis campeãs mundiais chinesas.

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial Feminino | PartidasBiografiaCampeonato Mundial Feminino de Xadrez.