sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [X]

#10 Antoaneta Stefanova nasceu em 19 de abril de 1979, na capital da Bulgária (Sofia). As primeiras lições no xadrez vieram do pai, Andon Stefanov, aos 4 anos. Em 1989, ela venceu o Campeonato Mundial Feminino Sub 10, realizado em Porto Rico, e disputou a primeira Olimpíada em 1992, aos 13. Obteve muitos títulos nos anos seguintes, tornando-se Grande Mestre (GM) em 2002.

Entre 21 de maio e 04 de junho de 2004, realizou-se o 31º Campeonato Mundial Feminino, em Elista (Rússia). Foi o terceiro organizado em sistema eliminatório com 64 participantes e um match final. Para chegar à decisão, Stefanova teve que superar a chinesa Tan Zhongyi (futura Campeã Mundial), as ucranianas Tatjana Vasilevich e Natalia Zhukova e a georgiana Maia Chiburdanidze (Campeã Mundial entre 1978 e 1991). Na final, o confronto foi com a russa Ekaterina Kovalevskaya. O match foi decidido em três partidas: a búlgara venceu as duas primeiras e não foi necessária uma quarta após o empate na terceira. Com 2,5 x 0,5, Antoaneta sagrou-se a 10ª Campeã Mundial Feminina.

Ela representou a Bulgária em onze Olimpíadas, tendo composto a seleção absoluta em 2000. Não conseguiu defender o título mundial nas edições seguintes, mas conquistou o vice-campeonato em 2012, quando foi superada pela ucraniana Anna Ushenina nos desempates rápidos – no mesmo ano Stefanova também havia sido Campeã Mundial de Xadrez Rápido. Além da língua materna, ela fala inglês, russo e espanhol, usando também francês, italiano e servo-croata. Ainda joga ativamente, mantendo rating FIDE próximo de 2500.

 

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial FemininoPartidasBiografiaCampeonato Mundial Feminino de Xadrez