sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [IV]

Entre os dias 02 e 19 de maio realiza-se em Shangai e Chongqing o 41º Campeonato Mundial Feminino, uma disputa em sistema de match entre as chinesas Tan Zhongyi, atual detentora do título, e Ju Wenjun, a número 2 do ranking mundial. Mas você conhece as predecessoras do posto mais alto do xadrez feminino? Após Vera Menchik, Lyudmila Rudenko e Elisaveta Bykova, apresentamos agora a 4ª Campeã Mundial.

#4 Olga Nikolaevna Rubtsova era moscovita nascida em 20 de agosto de 1909. Na infância aprendeu a jogar xadrez com o pai, Nikolay Rubtsov, cientista metalúrgico e famoso jogador de Moscou, tendo ele como primeiro treinador. Obteve o primeiro título aos 17 anos, no torneio realizado pelo jornal local “Komsomolskaya Pravda”, conquistando no ano seguinte (1927) o Campeonato Feminino da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Em 1936, formou-se em engenharia na então Escola Técnica Superior Bauman de Moscou. Foi casada com Abram Borisovich Polyak, engenheiro e seu treinador, com quem teve a também enxadrista Elena Fatalibekova, hoje Grande Mestre Feminina (WGM).

Sua estreia no Campeonato Mundial foi na edição aberta de 1949-1950, quando, aos 40 anos, obteve a 2ª colocação, atrás apenas da compatriota Lyudmila Rudenko. Em 1953 não conseguiu a classificação para a final, voltando à disputa do título apenas em 1956, quando venceu o Torneio de Candidatos. Neste ano, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) determinou que o campeonato seria decidido entre as três melhores jogadoras do período: Olga superou, então, Byvoka e Rudenko no sistema de disputa em mini jogos de oito partidas, tornando-se a 4ª Campeã Mundial Feminina. Em 1958, contudo, perdeu o posto no match de revanche contra Elisaveta Bykova, que conquistava o bicampeonato.

Além do mundial feminino, Rubtsova também conquistou o tetracampeonato da URSS e o título de Mestre Internacional (IM). No final dos anos 1960, ainda, iniciou a prática do xadrez por correspondência, onde conquistou destaque após triunfar no Campeonato Mundial de 1968-1972, quando se tornou a primeira a vencer os mais altos torneios em modalidade presencial e a distância. Ela morreu em 13 de dezembro de 1994, aos 85 anos.

Conheça um pouco do estilo de jogo dela nas partidas abaixo: a primeira do match de seu título mundial (1956) contra a então detentora do título Elisaveta Bykova e a segunda jogada por correspondência em 1970.

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial Feminino | Partidas | Biografia | Biografia russa | Campeonato Mundial Feminino de Xadrez