sem comentários ainda

Final do Speed Chess Feminino e Continental das Américas

Elina Danielian, campeã do Speed Chess Championship Feminino Internacional

A Grande Mestre Elina Danielian da Armênia só participou do SCC Feminino, pois ganhou um evento qualificatório no site chess.com e então se classificou para o torneio. Logo de início, foi emparceirada com a nº 1 do torneio, a GM Kateryna Lagno, e conseguiu vencer um match bem equilibrado de 14 x 13. Nas semi-finais derrotou a GM Harika Dronavalli em outro match bem equilibrado, vencendo por 15 x 13. Na grande final, ocorrida na última 5ª feira (27/06 – Confira a final comentada pelos GMs Krikor Mekhitarian e Yago Santiago), Elina enfrentou a favorita GM russa Valentina Gunina, onde demonstrou grande espírito de luta e resiliência, conseguindo salvar algumas posições onde estava bem inferior, no decorrer do match, infelizmente, Valentina que estava em Bali, Indonésia teve problemas de conexão e para ela já passava da meia-noite, o que pode ter atrapalhado um pouco o seu rendimento, mas não tira o mérito da armênia que demonstrou ser muito guerreira, e levou o merecido título para casa.

Além de ganhar quase 10 mil dólares, Elina se classificou para o Speed Chess Absoluto, onde estarão competindo nada menos que os melhores do mundo como: Anish Giri, Maxime Vachier-Lagrave, Alexander Grischuk, Hikaru Nakamura, Wesley So, etc. E também ganhou uma vaga para participar do FIDE Chess.com Grand Swiss em Isle of Man, que ocorrerá em Outubro. Desejamos a Elina boa sorte e parabéns por representar as mulheres nesses fortíssimos torneios!

Segundo a previsão do chess.com Elina tinha apenas 23% de chances de vencer o match! Imagem: chess.com

 

Resultado da final. Vitória da armênia Elina Danielian. Imagem: chess.com

 

Women’s Speed Chess Championship 2019. Imagem: chess.com

 

Ganhos totais de cada jogadora. Imagem: chess.com


Essa semana inicia o esperado XIV Continental das Américas!

Um dos torneios mais fortes das Américas, começará nessa sexta-feira (05/07) e terá São Paulo como sede. O evento ocorrerá no hotel Dan Inn Planalto. O continental dá 4 vagas para a disputada Copa do Mundo da FIDE, além de possibilitar normas para os jogadores. Os brasileiros que obtiverem 50% ou mais dos pontos no torneio poderão requisitar o título de Mestre Nacional [MN] (Jogadores que conquistarem o direito aos títulos de MN devem cumprir as obrigações pertinentes aos regulamentos da CBX quanto ao pagamento da taxa).

Até o final da edição deste texto, mais de 200 jogadores já se inscreveram sendo 17 países, 18 GMs; 23 MIs; 30MFs; entre outros títulos, totalizando 88 jogadores titulados!

Cronograma do evento. Imagem: xadrez total

Para mais informações acesse: xadrez total

Veja a lista de inscritos aqui.