sem comentários ainda

CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO – NOVO FORMATO 2019

O Campeonato Mundial Feminino foi criado pela FIDE (Federação Internacional) em 1927 como um único torneio realizado ao lado da Olimpíada de Xadrez.

(Seis primeiras Campeãs Mundiais)
Fonte: worldchesschampionship.blogspot.com ; Em cima: Vera Menchik, Ludmila Rudenko, Elisaveta Bykova (Elizaveta Bikova); Abaixo: Olga Rubtsova, Nona Gaprindashvili, Maia Chiburdanidze

Foi realizado no passado recente sob um sistema bastante confuso: alternando anualmente entre um match e um torneio eliminatório. Entre os insatisfeitos com o formato estava Hou Yifan, que lidera o ranking mundial desde março de 2015. Este foi, sem dúvida, um fator em sua decisão de se retirar do ciclo anterior do Campeonato Mundial.

Sendo assim, desde 2010, o Campeonato Mundial de Xadrez Feminino é realizado nos anos pares, um sistema de nocaute de 64 jogadores, e nos anos ímpares um match de duas jogadoras.

No entanto, o recém-eleito presidente da FIDE Arkady Dvorkovich na primeira semana de Janeiro, adotou um novo formato mais alinhado com o Campeonato Mundial Absoluto.


Fonte:ChessBase
O Torneio de Candidatos de 2019, a ser iniciado no final de maio em Kazan, na Rússia, será disputado entre oito jogadoras em busca do direito de desafiar Ju Wenjun (Atual Campeã Mundial) para um match. São elas: Hou Yifan, Anna Muzychuk, Mariya Muzychuk, Katerina Lagno, Alexandra Kosteniuk, Tan Zhongyi, Nana Dzagnidze e Valentina Gunina, com a primeira reserva, Aleksandra Goryachkina.

Gostou do novo formato? Deixe sua opinião nos comentários!

Conheça mais sobre as Campeãs Mundiais em nossa coluna História e Curiosidade: http://rumoamaestria.com.br/historia-e-curiosidade/

Referências: https://en.chessbase.com/post/women-world-championship-candidates-2019
https://en.wikipedia.org/wiki/Women%27s_World_Chess_Championship
https://ratings.fide.com/toplist.phtml