Este foi um ano repleto de eventos dentro das 64 casas, dentre eles, destacamos os de maior importância no cenário mundial dando ênfase ao xadrez feminino.
Entre os dias 2 e 19 de Maio tivemos o confronto pelo Campeonato Mundial Feminino entre as chinesas Tan Zhongyi (GM) vs Ju Wenjun (GM) ocorrido em Shanghai e Chongqing (China), na melhor de 10 partidas, Ju Wenjun levou a melhor com um placar apertado de 5,5 a 4,5.
(GM) Ju Wenjun – Photo by Gu Xiaobing
Após o título Mundial conquistado por Ju Wenjun, a mesma também fez parte da equipe olímpica da China que conquistou a medalha de ouro, na Olimpíada de Batumi 2018 – Geórgia ocorrida no mês de setembro.
Amruta Mokal; Chessbase India
Além disso, conquistou a medalha de ouro individual pela brilhante campanha no primeiro tabuleiro.
Como se não bastasse, Ju defendeu com sucesso seu título recém conquistado no Campeonato Mundial Feminino que aconteceu em Khanty-Mansiysk, na Rússia, entre os dias 02 e 23 de novembro. A competição foi disputada por 64 jogadoras em sistema eliminatório. Ju Derrotou a russa (GM) Kateryna Lagno em uma final eletrizante.
Para fechar o ano com chave de ouro, Ju Wenjun conquistou de forma incontestável o Mundial de Rápidas 2018 que ocorreu em São Petersburgo – Rússia no último dia 26.
Ju vs Lagno,| Foto: Lennart Ootes/FIDE.
Classificação final do evento:
No Ritmo Blitz a grande campeã foi a russa (GM) Kateryna Lagno, a mesma que esteve presente na última final do Campeonato Mundial Feminino como citado acima.
Classificação Final: