sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [III]

Entre os dias 02 e 20 de maio estará sendo realizado o 41º Campeonato Mundial Feminino, uma disputa em sistema de match  entre as chinesas Tan Zhongyi, atual detentora do título, e Ju Wenjun, a número 2 do ranking mundial. Mas você conhece as predecessoras do posto mais alto do xadrez feminino? Após Vera Menchik e Lyudmila Rudenko, apresentamos agora a 3ª Campeã Mundial.

#3 Elizaveta Ivanovna Bykova, nascida em 04 de novembro de 1913, era de uma família de camponeses da vila Bogolyubovo, região de Vladimir, sendo a segunda da geração soviética de domínio do Mundial Feminino. Conheceu o xadrez após mudar-se para Moscou, logo que completou a escola primária, e aos 14 anos participou da primeira competição. Enquanto levava a modalidade como um hobby, dedicou-se aos estudos na escola tradicional, depois no ensino técnico e superior. Trabalhou no Central Statistical Bureau, jogando raramente até os 22 anos.

Em 1935, um torneio internacional realizado na capital russa – que teve a participação de grandes jogadores, entre eles a então Campeã Mundial Feminina, Vera Menchik – marcou o início de sua carreira enxadrística. Elizaveta, então, passou a ser uma zelosa e entusiasmada estudante da modalidade. Seus professores eram mestres famosos como Sergei Belavenets e Nikolai Ryumin. Em 1937 conquistou o terceiro lugar no Campeonato Feminino de Moscou e em seguida, entre 1938 e 1952, foi seis vezes campeã, vencendo ainda o Campeonato Feminino da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em três edições (1946, 1947 e 1950). Com a Segunda Guerra Mundial, começou a trabalhar em empresas de impressão, tendo falado diante do Exército Vermelho e regularmente feito simultâneas e discursos sobre xadrez. Por sua iniciativa, os enxadristas assumiram o patrocínio de hospitais.

O primeiro Torneio de Candidatos Feminino foi realizado em Moscou entre outubro e novembro de 1952, onde Byvoka, superando quinze enxadristas de doze nacionalidades, conquistou a vaga que a levaria ao primeiro título mundial. O 11º Campeonato Mundial Feminino foi, então, disputado em 1953, onde Lyudmila Rudenko defendia seu título contra a compatriota. O match de 14 partidas foi vencido por Elizaveta, por um placar de 8 x 6.

Elizaveta ainda participou de mais três Mundiais Femininos: em 1956 perdeu a defesa contra Olga Rubtsova, porém reconquistou o título como desafiante em 1958; em 1959 saiu vitoriosa no match de defesa contra Kira Zvorykina; e em 1962, na 15ª edição da disputa, perdeu novamente o título, desta vez enquanto o defendia contra Nona Gaprindashvili.

Assim, foi três vezes Campeã Mundial Feminina (1953, 1958 e 1959) e conquistou os títulos de Mestre Internacional Feminina (WIM), Mestre Internacional (IM) e Grande Mestre Feminina (WGM). Participou da organização e condução dos programas “Chess School” na televisão e também dedicou-se à literatura, sendo autora de três livros: “Vera Menchik”, “Campeonatos Mundiais Femininos” e “Jogadores de Xadrez Soviéticos”. Ela morreu em 8 de março de 1989, aos 75 anos.

Conheça um pouco do estilo de jogo dela nas partidas abaixo: a primeira do match de seu primeiro título mundial (1953) e a segunda do mundial de 1959.

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial Feminino / Partidas / Biografia russa / Biografia / Campeonato Mundial Feminino de Xadrez