Zonal 2.4: Brasil na Copa do Mundo
Entre os dias 9 e 14 de abril, foi realizado em Guayaquil (Equador) o Campeonato Zonal 2.4 Absoluto e Feminino: aberto a atletas do Brasil, Equador e Peru e classificatório para a Copa do Mundo da FIDE (são duas vagas no absoluto e uma no feminino). No Feminino, infelizmente, o Brasil não pode ser representado, mas parabenizamos a campeã do evento e agora nossa representante, a equatoriana WFM Anahi Ortiz Verdesoto. No Absoluto, quatro brasileiros estiveram presentes: GM Luis Paulo Supi (2556), GM Krikor Sevag Mekhitarian (2531), GM Yago De Moura Santiago (2472) e Herbert Abreu Carvalho (2123). Após as 9 rodadas, o GM Krikor Sevag Mekhitarian conquistou a segunda posição na classificação final e a vaga para a Copa do Mundo (!).
Imagem 1 | Brasileiros da esquerda para a direita: Santiago, Supi, Carvalho e Mekhitarian (foto de Herbert Carvalho) | Imagem 2 | WFM Anahi Ortiz Verdesoto (foto da Federação Equatoriana)
Campeonato Europeu Feminino
Na Turquia, está em andamento o Campeonato Europeu Feminino, com 130 participantes e 32 países representados. Após a quinta rodada, lideram com 4,5 pontos a francesa WGM Pauline Guichard e a russa MI Alina Kashlinskaya. A competição será realizada até dia 22, com 60 mil euros em prêmios (aproximadamente R$260 mil).
Festival Arnold Classic 2019
O último domingo (14) foi dia do Festival de Xadrez Arnold Classic 2019, na Transamerica Expo Center (São Paulo/SP). Com início pela manhã, o evento contou com a organização de simultâneas e torneio de blitz, com a presença ilustre de Arnold Schwarzenegger (ator, fisiculturista, empresário e político austro-americano). Thauane de Medeiros, integrante do projeto Damas em Ação, foi convidada pelos organizadores para realizar simultânea durante o festival, com a presença de 60 jogadores.
3ª Etapa do Circuito Vale Paraibano
Também no domingo (14) tivemos a 3ª Etapa do Circuito Vale Paraibano, que contou com a presença da MF/WMI (e integrante do projeto Damas em Ação) Juliana Terao. Organizado em dois ritmos de jogo (blitz e rápido), o evento foi realizado em Caçapava/SP e contou com mais de 100 participantes, sendo também incentivo para o público feminino: 30% dos atletas eram mulheres.
Xadrez de chocolate
No Colégio Albert Sabin, em São Paulo/SP, o domingo foi de Xadrez com Chocolate: com mais de 1000 crianças (!) e a participação da WMF (integrante do projeto Damas em Ação) Julia Alboredo.