Estado: Santa Catarina
Idade: 27 anos
Profissão: Cientista Rural e Eng. Agrônoma, Mestre em Fitomelhoramento, Doutoranda em Fitomelhoramento
ID FIDE: 2149524
Como e quando começou a jogar: Aprendeu a mover as peças aos 8 anos, com uma amiga da escola. Nasceu e cresceu em uma cidade interiorana, sem tradição com xadrez. Quando procurou por algum tabuleiro e jogo de peças para comprar não encontrou, então seu primeiro jogo foi “artesanal” (feito por ela). Posteriormente, comprou o primeiro tabuleiro de verdade, como não havia na época em Curitibanos (sua cidade natal), foi até o trevo que fica a 20 km da cidade para comprar em uma loja de conveniências à beira da estrada, e foi uma festa.
Principais conquistas:
- Vice-Campeã Brasileira por equipes nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) – 2011
- Bronze – Olesc (2007)
- Campeã Gaúcha Universitária – 2018
- Bronze na Copa Unisinos.
Envolvimento atual com o xadrez: Desde 2017 faz parte da equipe de xadrez de Florianópolis. Considera-se ainda uma jogadora iniciante, mas 2020 foi o primeiro ano que teve realmente a oportunidade de estudar xadrez, o que fez com que se apaixonasse ainda mais pelo jogo, onde conseguiu estabelecer metas de crescimento, bem como uma rotina de treinamento mais séria. Começou também a dar aulas, como forma de retribuir as aulas que ganhou de vários amigos em 2020.
O que mais gosta no jogo: “Eu amo o jogo, a beleza que reside em tudo que conseguimos compreender sobre ele, mas me sinto ainda mais atraída por aquilo que está além da superfície, mais difícil de alcançar. Entretanto, para além do jogo (em si mesmo), a coisa mais especial sobre o xadrez são as pessoas, vínculos que estabeleci, amizades com pessoas do país inteiro por causa do jogo, pessoas que fazem parte da minha vida, que eu sei que posso contar em qualquer momento, que são parte de algumas das minhas melhores lembranças. O xadrez trouxe, e continua trazendo coisas muito especiais pra minha vida, e por isso sou muito grata.”