As duas últimas semanas de junho seguiram movimentadas para o xadrez do Brasil, com destaques em Santa Catarina e São Paulo, além das participações internacionais na Itália, Espanha e Equador.
Em solo brasileiro
Em Concórdia/SC, o IV Aberto Internacional contou com a participação de mais de 110 atletas e a organização foi elogiada pelo comprometimento: o campeão foi o GM – e parceiro do projeto Damas em Ação – Krikor Mekhitarian. A paraguaia WFM Gabriela Vargas ficou com o Melhor Feminino, a meio ponto dos líderes da competição. Já em São Paulo/SP, a representante do Paraná Ellen Larissa Bail sagrou-se Campeã Brasileira Sub 20, seguida das paulistas Isabelle Tamarozi e Adriana Tonhati Bonvini.
Em solos internacionais
Depois da excelente participação no aberto de Forni di Sopra/Itália, a FM Juliana Terao seguiu para Madri/Espanha, onde esteve em treinamento por 10 dias e participou do torneio solidário “Xeque-mate ao Alzheimer”, organizado pela Fundação Real Madrid com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar pessoas com a doença.
Em Guayaquil, no Equador, Kathiê Librelato sagrou-se Vice-campeã Pan-americana Sub 20, com uma campanha de cinco vitórias, três empates e uma derrota no torneio realizado entre os dias 19 e 24, que contou com a participação de 28 atletas representantes de seis países. No torneio absoluto, destaque para a porto riquenha WIM Danitza Maccarini, que foi líder até a última rodada e por pouco não conseguiu o título direto de Mestre Internacional (IM).
Já em Barcelona, a WFM Suzana Chang disputou o XXVI Open Internacional Ciutat de Montcada entre os dias 25/06 e 02/07, onde conseguiu elevar o rating com uma campanha de quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.
Enquanto Suzana segue para Barberà del Vallès, Juliana e Kathiê se juntam agora as demais integrantes do projeto Damas em Ação – WFM Julia Alboreto, Ana Vitória Rothebarth e Thauane Medeiros – na disputa do XXXVIII Open Internacional “Villa de Benasque”.