Final de maio e início de junho, ressaltamos o Campeonato Brasileiro Amador, na cidade de São Paulo/SP. Isabelle Tamarozi, Teodora Ribeiro, Tatiana Cassante, e Rauanda Schultz foram as melhores classificadas no feminino U2200, U2000, U1800 e U1600 respectivamente.
Logo mais, entre os dias 06 a 09, em Vitória/ES, Kathiê Librelato se tornou campeã dos Jogos Universitários Brasileiros, seguida da paulista WFM Julia Alboredo e das catarinenses Amanda Paul Dull e Fabiola Campagnolo. As quatro enxadristas garantiram vaga para o mundial universitário, a ocorrer em Aracaju/SE de 12 a 18 de setembro deste ano.
Em paralelo, ocorreu em Montevidéu entre os dias 31 de maio e 10 de junho o XIII Continental das Américas. O torneio contou com a presença de 157 homens e 10 mulheres. O Brasil foi a segunda federação com maior número de inscritos (32). As representantes femininas WFM Suzana Chang e Ana Vitória de Paula Rothebarth fizeram 5,5 pontos, configurando-se em 79º e 92º respectivamente. Destaque feminino para a argentina WIM Maria Florência que ficou em 24º lugar.
O GM Samuel Shankland foi o campeão do evento de forma isolada, com 9 pontos em 11 possíveis. O GM Felipe de Cresce El Debs (12º), IM Diego Rafael Di Berardino (19º) e GM Krikor Sevag Mekhitarian (21º) foram os melhores colocados brasileiros. Ressaltamos um importante passo dado pela organização em nomear, pela primeira vez em um Continental das Américas, uma mulher como árbitra principal; IA Sabrina de San Vicente. A favor de maior presença feminina!
Enquanto isso, desde o dia 07, a FM Juliana Terao está na Europa. O primeiro torneio disputado foi o 9º Aberto Internacional de Forni di Sopra. Finalizado dia 16, a brasileira ficou em 9º lugar, após fazer 5,5 pontos, com chances de norma de WGM! O campeão do torneio foi o italiano GM Andrea Stella, com um ponto a mais na classificação geral.