Segunda quinzena do mês de maio bem movimentado para as integrantes do Projeto Damas em Ação – Rumo à Maestria! A FM Juliana Terao, WFM Julia Alboredo, Ana Vitória Rothebarth, WFM Suzana Chang e Thauane Medeiros disputaram o Aberto do Brasil das Três Fronteiras – Itaipu Binacional. O torneio, sediado na cidade de Foz do Iguaçu, entre os dias 16 a 20, contou com a participação de 97 jogadores de diversos países sul-americanos.
O GM argentino Sandro Mareco, sagrou-se campeão, seguido pelo IM brasileiro Diego Berardino e do GM uruguaio Andrés Rodriguez. No feminino, destaque para a atual campeã brasileira que conseguiu arrancar pontos cheios do GM Evandro Amorim e do GM Andrés Rodriguez. A FM Juliana Terao finalizou o campeonato com 5,5 pontos, em 16º lugar, com performance de 2392 e somando mais 37 pontos de rating FIDE. A WFM Julia Alboredo se posicionou logo em seguida, em 20º lugar, e lutou por norma de WIM até a última rodada.
Juliana Terao recebe prêmio de melhor feminino – Foto: FEXPAR.
Enquanto isto, Kathiê Librelato se preparava para disputar entre os dias 20 a 25 o XIV Campeonato Sudamericano, categoria até 20 anos. O torneio aconteceu na cidade de Luque e contou com a presença de 11 jogadoras, com bandeiras do Chile, Bolívia, Peru e do Paraguai. A Içarense foi a única representante do Brasil. Disputado em 9 rodadas, Kathiê Librelato, pré ranqueada número 2, após fazer 8 pontos e ficar 0,5 ponto à frente da chilena WIM Javiera Gomez, alcançou o lugar mais alto do pódio!
Mais nova WIM do Brasil: Kathiê Librelato.
De acordo com a notícia da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Kathiê obteve título direto de WIM e uma norma de WGM! Mais detalhes na matéria com nosso parceiro Academia Rafael Leitão.