O Campeonato Americano Feminino de 2018, encerrado final do mês passado, teve como campeã a IM Nazi Paikidze. Com o mesmo número de pontos, total de 8 em 11 possíveis, a WIM Annie Wang ficou em segundo lugar. A GM Irina Krush completou o pódio.
Já na primeira semana de maio, iniciou-se o Match do Campeonato Mundial Feminino de 2018 entre a atual campeã GM Tan Zhongyi e a desafiante GM Ju Wenjun, ambas chinesas. O prêmio para este torneio é de 200.000 euros. Quem ganhar ficará com 60% e a segunda colocada com 40%. Caso os jogos forem para tie-break, a divisão ficará em 55% e 45%.
O controle de tempo da partida é de 90 minutos para os primeiros 40 lances, seguidos por 30 minutos para o resto do jogo, com incremento de 30 segundos por movimento a partir do primeiro. A vencedora do match de dez partidas será aquela que atingir primeiro os 5,5 pontos.
Contudo, se as pontuações estiverem niveladas depois do embate, um novo sorteio de cores será realizado e serão jogados quatro partidas tie-break, com 25 minutos para cada jogadora e um incremento de dez segundos após cada jogada. Ainda se mantendo pontuação próxima, um novo sorteio de cores será feito, e haverá um match de duas partidas com controle de tempo de cinco minutos mais três segundos de acréscimo. No caso de um novo empate, outro match de duas partidas será disputada para determinar a vencedora.
Nas primeiras cinco partidas, disputadas em Xangai, a vencedora do FIDE Gran Prix Séries conseguiu abrir vantagem de dois pontos. Entretanto, a cidade Xunquim até o momento trouxe bons resultados para a GM Tan Zhongyi. Atualmente a diferença apresentada é de apenas um ponto. Para quem está sua torcida?
Informações completas: ChessBase e FIDE