No dia 19 de abril, Valentina Gunina se consagrou campeã européia pela terceira vez, em uma acirradíssima batalha enxadrística realizada no Hotel Bellevue Vysok, na Eslováquia. O evento, disputado em 11 rodadas, reuniu 144 jogadoras de 30 países diferentes.
Indo para a rodada final com vantagem de um ponto, a grande mestra russa só precisou de um empate para garantir o primeiro lugar e o prêmio de 11.000 euros. A sua adversária, Ekaterina Atalik, ficou feliz pelo empate garantir a ela a vaga para o Campeonato Mundial Feminino. Nana Dzagnidze e Anna Ushenina empataram e tiveram os melhores tiebreaks entre as sete jogadoras com 8 pontos. As 14 melhores colocadas se classificaram para o Campeonato Mundial.
Gunina, agora com 29 anos de idade, ganhou 19 pontos de rating, alcançando 2526 de elo, e mais uma vez se configura no top 10 do ranking mundial entre as mulheres. Sua pontuação máxima foi de 2548 que conquistou em 2015.
Em andamento está o Campeonato Americano Feminino de 2018, o qual conta com a participação de 12 das mais fortes jogadoras da América. Através do curso de 11 rodadas essas competidoras batalharão por US$ 100.000,00 em prêmios, a classificação para o ciclo do Campeonato Mundial Feminino e também pelo cobiçado título de Campeã Americana Feminina de 2018.
O campeonato está sendo realizado no Saint Louis Chess Club entre 18 a 30 de abril. Até o presente momento quem está liderando é a WIM Annie Wang de apenas 16 anos, seguida da IM Nazi Paikidze… Mas muitas surpresas podem acontecer até a rodada final!
Participantes / Classificação após a 8ª rodada – Official website