Brasileiro Juvenil
Entre sexta (02) e domingo (04), 49 enxadristas estiveram reunidos em Concórdia/SC para a disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil (Sub 20). No Feminino, a paulista Isabelle Tamarozi liderou do início ao fim, terminando com 100% de aproveitamento (sete vitórias em sete partidas) e o saldo de +25,6 pontos de rating FIDE. A prata ficou com a catarinense (e concordiense) Eduarda Pasqualoto Weber e o bronze com a ex-campeã de 2018 Ellen Larissa Bail, representante do Paraná. No Absoluto, o título foi conquistado pelo paulista MF Igor Tokuichi Kikuchi Cadilhac, seguido da prata do catarinense Gustavo Alfredo de Oliveira e do bronze do carioca João Carlos T. C. Soares. Além do título brasileiro, os campeões recebem vaga como representantes do Brasil no Mundial Juvenil 2019, que será realizado em Nova Deli/Índia no mês de outubro.
Imagens: Facebook da Federação Catarinense de Xadrez (FCX) | Fotos da parte inferior da esquerda para a direita: Isabelle, Eduarda e Ellen.
Chess-results: Feminino | Absoluto
Pan-americano U20
Na mesma categoria, entre 01 e 06 de agosto está sendo realizado o Campeonato Pan-americano U20, em Cochabamba/Bolívia. O Brasil não tem representantes, mas a disputa segue acirrada até a última rodada, que acontece amanhã (06) às 08h (09h em Brasília).
Chess-results: Feminino | Absoluto
VII Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina
No Piauí, os dias 02, 03 e 04 foram da sétima edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina, estando presentes 72 atletas de 13 estados brasileiros. O título absoluto foi definido com emoção em partidas armageddon¹, uma vez que três Grandes Mestres terminaram empatados em todos os critérios de desempate. Ao fim dos confrontos, o lugar mais alto do pódio ficou com o GM Evandro Amorim Barbosa, seguido do GM Rafael Leitão e GM Felipe de Cresce El Debs. O melhor feminino ficou com a WMI Kathiê Librelato, seguida da WMF Suzana Chang e Virginia Lagrange M. Reis.
Organizador Luís Carlos Sales e WMI Kathiê Librelato
X Aberto do Brasil STD de Registro
Em São Paulo, foi realizado entre quinta (01) e domingo (04) o X Aberto do Brasil STD de Registro, em comemoração aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil. O campeão absoluto foi o MI Diego Rafael Di Berardino, seguido dos GMs Yago de Moura Santiago e Everaldo Matsuura. Os destaques femininos ficaram para WMI argentina Maria Florencia Fernandez, WMI brasileira Larissa Y. Ichimura G. Barbosa e MF/WMI brasileira Juliana Sayumi Terao.
Da esquerda para a direita: MF/WMI Juliana Terao, WMF Julia Alboredo e WMI Larissa Barbosa
Fique de olho no que vem por aí:
- V Open Master SESC Caiobá Copel Telecom
- Aberto do Brasil de Xadrez STD Memorial Achilles Gadelha
- SESC Caiobá Copel Telecom – Under 2200
¹Armageddon: em ritmo nocaute, onde as brancas iniciam com um minuto a mais tendo a obrigação de vencer e o empate é considerado como vitória das pretas.
FIDE: Federação Internacional de Xadrez
GM: Grande Mestre
MI: Mestre Internacional
MF: Mestre FIDE
WMI: Mestre Internacional Feminina
WMF: Mestre FIDE Feminina