sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [XIV]

#14 Anna Yuriyivna Ushenina nasceu em Kharkov (Ucrânia), no dia 30 de agosto de 1985. A mãe acreditava que a filha deveria desenvolver seus talentos intelectuais e criativos, por isso, quando tinha sete anos, foi introduzida ao xadrez, pintura e música. Aos 15 venceu o Campeonato Ucraniano Sub 20 Feminino e aos 18 era WGM (Grande Mestre Feminina).


A 14ª Campeã

No 36º Campeonato Mundial Feminino, realizado em 2012 em sistema nocaute na cidade russa de Khanty-Mansiysk, Ushenina era a pré-ranqueada número 30 (FIDE 2452). Com a eliminação logo na segunda rodada da então bicampeã, Hou Yifan, o título máximo do xadrez feminino estava bastante em aberto. Em busca do posto, Anna venceu em sequência a algeriana Amina Mezioud (2×0), a também ucraniana Anna Muzychuk (3×1), as russas Natalia Pogonina (1,5×0,5) e Nadezhda Kosintseva (1,5×0,5), a chinesa (e futura campeã mundial) Ju Wenjun (2,5×1,5) e chegou à final com a búlgara Antoaneta Stefanova.

A disputa era equilibrada, com uma diferença de apenas 39 pontos em rating FIDE. Depois de dois empates, Ushenina assumiu a frente na terceira partida, mas Antoaneta empatou na sequência. Nos desempates rápidos, um empate e uma vitória deram à ucraniana o título e Anna Ushenina sagrou-se a 14ª Campeã Mundial Feminina, tornando-se também Grande Mestre (GM).

Ela manteve a coroa por 10 meses, até a disputa em sistema de match com Hou Yifan em setembro de 2013: a chinesa retomou o título por um placar de 5,5 x 1,5.


Também tem atuado com êxito pela seleção ucraniana, sendo a atual número 3 do país e integrante das equipes que obtiveram um ouro, duas pratas e três bronzes nas últimas sete Olimpíadas. Ainda, estudou na Academia Estadual de Educação Física de Kharkov. Durante entrevista em 2007, compartilhou que o estilo musical depende do humor – preferindo em geral música clássica e pop – e que pratica kickboxing. O treinador Gennady Krugovoy descreveu o estilo da atleta (tradução livre):

Sua característica mais importante é a capacidade de luta. Anna não reconhece ninguém e não há compromissos. Ela sempre acredita na vitória e se esforça por ela. Apesar do fato de que às vezes até passa por uma perda, muitas vezes não concorda com um empate, onde precisa ser feito. […]

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial FemininoPartidas | BiografiaCampeonato Mundial Feminino de Xadrez.