sem comentários ainda

História do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez [XII]

#12 Alexandra Konstantinovna Kosteniuk é uma das personalidades mais conhecidas do mundo enxadrístico. Nascida em 23 de abril de 1984, na cidade russa de Perm, a autointitulada ChessQueen (como é conhecida nas redes sociais) aprendeu a jogar xadrez com o pai aos 5 anos e tem uma irmã mais nova também enxadrista, a WMF Oksana Kosteniuk. Obteve destaque já nas primeiras categorias de base, vencendo o europeu sub 10 e sub 12. Com 12 anos, ainda, foi Campeã Mundial Sub 12 e se tornou a campeã russa de xadrez rápido. Aos 14 era Grande Mestre Feminina (WGM).


A 12ª Campeã

A história com o Campeonato Mundial Feminino começou em 2001, quando chegou às finais e conquistou a medalha de prata após enfrentar a chinesa Zhu Chen. Três anos depois, aos 20 anos, tornou-se a 20ª mulher a conquistar o título de Grande Mestre (GM). Em 2006, foi a primeira Campeã Mundial Feminina de Xadrez960 (também conhecido como Fischer) e defendeu o título com sucesso dois anos depois.

No 33º Campeonato Mundial Feminino, realizado no final de agosto de 2008 em Nalchik (Rússia), Alexandra Kosteniuk era a pré-ranqueada número 8 (com 2510). Depois de derrotar a iraniana Atousa Pourkashiyan (2 x 0), ela venceu por WO a segunda rodada: Sopio Gvetadze e Ekaterina Korbut não apareceram para o match da primeira rodada (onze jogadoras não disputaram a competição por acharem a região insegura depois do início da guerra Rússia-Geórgia no início do mesmo mês). Na sequência, Kosteniuk superou a também russa Tatiana Kosintseva (1,5 x 0,5), a ucraniana Anna Ushenina (1,5 x 0,5) e a sueca Pia Cramling (1,5 x 0,5), chegando à final com Hou Yifan. Na final em quatro partidas, realizada entre 14 e 17 de setembro, Kosteniuk assumiu a frente de pretas. Depois de três empates seguidos, a russa conquistou o título sobre a já promessa chinesa de 14 anos e tornou-se a 12ª Campeã Mundial Feminina.


Ela compõe a seleção russa desde 2002, tendo conquistado o topo do pódio olímpico em 2010, 2012 e 2014. Em 2003, tornou-se treinadora certificada após concluir os estudos na Academia Estadual Russa de Educação Física. Além disso, também atuou como modelo e atriz, sendo capa de mais de 100 revistas. Publicou dois livros: “Como me tornei Grande Mestre aos 14 anos” e “Diário de uma dama do xadrez”. Ainda, atua no meio filantrópico e com o aplicativo Chess King.

Sobre o usuário ChessQueen, mantém atividade em diversas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Partida do mundial de 2008:

Eu acredito que o esporte é uma ferramenta poderosa e que o usando nós podemos fazer o mundo um lugar melhor.

           

 

Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial FemininoPartidasSite oficial | BiografiaAutobiografiaCampeonato Mundial Feminino de Xadrez