Vera Menchik foi a primeira Campeã Mundial Feminina, mantendo o título por ininterruptos 17 anos. Após sua prematura morte durante a II Guerra Mundial, o posto mais alto do cenário enxadrístico feminino ficou desocupado. O Mundial de 1949-1950 foi, portanto, um evento de retomada da disputa pelo título e foi o início de uma sequência de dominação da antiga União Soviética.
#2 Lyudmila Vladimirovna Rudenko, nascida em 27 de julho de 1904, era soviética nascida na atual região pertencente à Ucrânia. Aprendeu a jogar xadrez como o pai aos 10 anos, porém a princípio não levou a diante os estudos na modalidade. Com a dispersão da família após a revolução, mudou-se para Odessa, onde se dedicou à carreira na área da economia e à prática da natação.
Ao ir trabalhar para um comitê de planejamento econômico da União Soviética, em Moscou, em 1925, teve interesse de jogar seu primeiro torneio de xadrez. Em 1928 venceu o Campeonato Feminino da cidade e em 1929, após mudança para Leningrado, casou-se com o cientista Lev Davidovich Goldstein e teve um filho. Trabalhou em uma gráfica e depois numa fábrica de armamentos. Na Segunda Guerra Mundial, durante o cerco de Leningrado, organizou a evacuação dos filhos de operários, uma façanha que ela considerava sua realização mais importante. Depois da guerra, dedicou-se ao xadrez, treinando com Alexander Tolush e Grigory Levenfish.
Após o período de pouco mais de cinco anos sem uma Campeã Mundial (1944-1949), foi organizada durante o inverno moscovita de 1949-1950 a 8ª edição do evento que definiria a sucessora de Vera Menchik. Competiram em sistema round-robin 16 mulheres representantes de 12 países, com as quatro jogadores soviéticas ocupando os quatro primeiros lugares. Rudenko venceu com um score de 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota, tornando-se a 2ª Campeã Mundial Feminina. Ela manteve o título até 1953, quando perdeu o match de defesa contra a também soviética Elisaveta Byvoka.
Lyudmila obteve os títulos de Mestre Internacional (IM) e Grande Mestra Feminina (WGM), porém, dedicando-se por muitos anos à economia e à vida familiar, teve uma curta carreira enxadrística: seu período mais ativo foi de 1950 a 1956 e foi possível encontrar em base de dados apenas pouco mais de 40 de suas partidas. Ela morreu em 4 de março de 1986, aos 81 anos.
Conheça um pouco do estilo de jogo dela nas partidas abaixo: a primeira realizada no match via rádio entre URSS e Grã-Bretanha (1946) e a segunda do mundial de 1949-1950, contra sua futura sucessora, Elisaveta Byvoka.
Saiba mais em: Linha do tempo do Campeonato Mundial Feminino / Curiosidades sobre o Mundial de 1950 / Partidas / Depoimento sobre Rudenko / Biografia / Campeonato Mundial Feminino de Xadrez / Hall da fama