sem comentários ainda

Xadrez para Iniciantes [II]

Hoje falaremos sobre o movimento básico das peças.

Peão: O peão se movimenta de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez. O peão não pode retornar. Além disso, o peão só pode capturar em diagonal, alcançando uma casa. O peão que conseguir alcançar a oitava casa de uma coluna qualquer do tabuleiro promove, ou seja, transforma-se imediata e obrigatoriamente em qualquer peça de sua cor: Dama, Torre, Bispo ou Cavalo, com exceção do Rei. Realiza movimento especial chamado en passant (ver regras especiais). Um peão equivale e um ponto.

Peão – Exemplo de movimento de captura, com o peão fora da segunda fileira e, na posição inicial [DIAGRAMA]

Torre: Se movimenta tanto na vertical quanto na horizontal, quantas casas estiverem à disposição. A captura é feita da mesma maneira, horizontal e vertical. Uma Torre equivale a cinco pontos.

Torre – Exemplo de movimento e captura [DIAGRAMA]

Cavalo: É a única peça que pode pular sobre as outras peças do tabuleiro, sejam elas suas ou do seu adversário. O movimento feito pelo Cavalo é como em“ L”. Ele pode andar duas casas na horizontal e uma na vertical ou duas na vertical e uma na horizontal. A captura do cavalo é a mesma como ele se movimenta. Um Cavalo equivale a três pontos.

Cavalo – Exemplo de movimento [DIAGRAMA]

Bispo: Se move na diagonal, quantas casas estiverem à disposição. O Bispo de casas claras apenas na diagonal clara e o Bispo de casas escuras apenas nas casas escuras. A captura dos bispos é a mesma forma como se movimenta. Um Bispo equivale a três pontos.

Bispo – Exemplo de movimento [DIAGRAMA]

Dama: A peça de mais valor depois do rei pode se mover em diagonal, na horizontal e vertical, quantas casas estiverem disponível, e sua captura é a mesma do seu movimento. Alguns livros trazem seu valor como nove pontos, outros como dez.

Dama – Exemplo de movimento [DIAGRAMA]

Rei: O Rei pode mover em diagonal, na vertical e horizontal, ou seja, para todos os lados, contudo apenas de uma em uma casa de cada vez. O Rei não pode ocupar uma casa dominada por peça adversária, nem capturar peças defendidas. É a peça mais valiosa do jogo. É proibido capturar o Rei; quem conseguir encurralá-lo, deixando sem movimento e ameaçado ganha o jogo (ver xeque-mate). Não se atribui valor em pontos a esta peça, considera-se como absoluto.

Rei – Exemplo de movimento [DIAGRAMA]