sem comentários ainda

Notícias da semana IV

Mundial Sênior Sub-50 e 65.

Terminou recentemente em Bucareste, Romênia o campeonato mundial sênior sub-50 e 65, ambos com as categorias: aberto e feminino. O torneio teve 11 rodadas e contou com a participação de 58 países!

O Brasil foi representado pelos enxadristas:

Categoria Sub-50:

GM Darcy Lima (Presidente da CBX)
Arnor Serafim Junior
Cassio Sopko

Categoria Sub-65:

MI Herman Van Riemsdijk 
Herbert Carvalho
MF Lincoln Lucena

No sub-50 o título ficou com o GM ucraniano Vadim Shishkin, terminando a prova isolado com 9 pontos em 11 rodadas. No sub 50 feminino, o título ficou para a favorita a WGM Elvira Berend, que também havia ganhado em 2018. Já no sub 65 o torneio foi mais disputado e o GM armênio Rafael Vaganian levou o título no critério de desempate, já que do 1º ao 3º colocado a pontuação foi a mesma de 8,5. O MI brasileio Herman, fez bonito e mostrou um bom xadrez, inclusive tendo chances de pódio! A GM Nona Gaprindashvili (78 anos) provou que ainda tem muito jogo para mostrar e levou o caneco no sub 65 feminino! Ganhando de forma isolada com 8,5 pontos!

No dia livre do evento, foi organizado um blitz no qual Elvira Berend optou por participar no open do sub-50 e acabou levando o título!

Partidas: sub-50 | sub-50 feminino | sub-65 | sub-65 feminino

Site oficial

 


Alexey Shirov e Sabrina Vega sagram-se campeões espanhóis 2019 

Premiados do campeonato espanhol

Terminou ontem (24) o torneio individual espanhol. Após 9 rodadas o GM Alexei Shirov ganhou o título por critério de desempate. Do 1º ao 7º colocado tiveram a mesma pontuação! Por ai, nota-se como o torneio foi bem disputado!

Já no feminino, apesar de perder a última partida, a MI Sabrina Vega Gutierrez levou a melhor no critério de desempates e sagrou-se campeã pela 6ª vez! O vice ficou para Liudmila Kolotilina.

Obs: O campeonato espanhol feminino não tem um torneio apenas para mulheres, o título é decidido em um torneio aberto, ou seja, mulheres e homens podem se enfrentar. Diferentemente da maioria dos outros países, onde as federações costumam fazer torneios separados para cada naipe. O que você acha dessse modelo espanhol?

Partidas | Informações


Neuris lidera a Final do Campeonato Paraguaio

Foto por Federação Paraguaia de Xadrez. 4ª Rodada: GM Neuris Delgado Ramirez x MI Guillermo Vasquez

Está em andamento a Final do Campeonato Paraguaio, até o momento o líder do torneio é o GM cubano naturalizado paraguaio Neuris Delgado com 6,5 em 7 rodadas, em seguida vem o GM Axel Bachmann com 6 pontos. A última rodada será amanhã às 09h de Brasília.

Confira a transmissão das partida aqui.


Canadense lidera o Continental Feminino

Está na reta final o campeonato continental feminino, que ocorre em Aguascalientes no México. Infelizmente não tivemos nenhuma representante brasileira no torneio e o torneio está sendo quase um torneio cubano, das 21 participantes 9 são cubanas contra 5 jogadoras da casa e apenas 3 jogadoras representam a América do Sul.

A WMI canadense Maili-Jade Ouellet lidera o torneio até a 7ª rodada, seguida da cubana Yoana Gonzalez Ochoa. O torneio está previsto para terminar amanhã.

Não encontramos muita informação e nem transmissão das partidas. Caso saiba de mais informações, por favor comente aqui.

A vencedora do campeonato continental ganhará uma vaga para disputar o Campeonato Mundial 2020.

Chess-results | Fotos

 


Rafael Leitão vence torneio islândes de Fisher-Random

O atual nº 1 do Brasil, o GM Rafael Leitão está na Islândia participando de um torneio fechado, e no dia livre foi organizado um campeonato de Xadrez 960 ou Fischer-Random, no qual o brasileiro foi campeão! Parabéns Rafael!

Classificação Final Fischer-Random | World Champions | Site oficial

Saiba mais sobre Xadrez 960 ou Fischer-Random aqui.

 


Aberto do Brasil em Campo Grande – MS

 

Neste fim de semana tem Aberto do Brasil e ainda dá tempo de se inscrever! O torneio tem início na sexta-feira (28) e terminará no domingo (01/12), um bom torneio pra você se aquecer antes do III Open Internacional DUCHAMP in Rio que está por vir.

Para mais informações sobre o Aberto acesse o site da FESMAX.

Chess-results.