sem comentários ainda

Tática no Xadrez [XX]

Firouzja no open de Reykjavik. Foto: Fiona Steil-Antoni

Alireza Firouzja (18 de Junho de 2003, Babol, Irã), é considerado um garoto prodígio do mundo do xadrez, com apenas 12 anos ganhou o campeonato nacional absoluto de seu país e aos 14 anos já conseguiu o título de Grande Mestre!

Em 2018, o iraniano chamou atenção no mundial de rápidas, terminou na 6ª colocação com 10 pontos e um rating performance de incríveis 2848 pontos. Nesse torneio derrotou grandes nomes do esporte como: os russos Denis Khismatullin; Boris Grachev; Vladislav Artemiev; Alexander Motylev e Peter Svidler, além do búlgaro (atualmente representando a Geórgia) Ivan Cheparinov; o espanhol David Anton Guijarro e Sergei Zhigalko da Bielorússia.

Firouzja, está participando do inaugural torneio do chess.com, o Junior Speed Chess Championships . No qual, os melhores jogadores até 20 anos participam. O vencedor do torneio ganhará uma vaga para competir no forte Speed Chess Absoluto onde estarão competindo nada menos que os melhores do mundo como: Anish GiriMaxime Vachier-LagraveAlexander GrischukHikaru NakamuraWesley So, etc. Nas oitavas de final o iraniano derrotou o peruano Jose Eduardo Martinez Alcantara, e nas quartas-de-finais eliminou o americano Samuel Sevian no dia 09 de Julho com um placar de 17 à 10 para o iraniano. Classificando-se para a semifinal.



Para ver mais partidas desse talentoso jogador acesse: Alireza Firouzja.

Folhas de exercícios para imprimir ou baixar, aqui: Iniciante – Intermediário – Avançado.