sem comentários ainda

Tática no Xadrez [XVIII]

Gunina no I Cairns Cup em Saint Louis Chess Club, 2019. Foto por: Crystal Fuller

Valentina Evgenyevna Gunina (4 de Fevereiro de 1989, Murmansk, Russia) é uma Grande Mestre de Xadrez. É uma das melhores jogadoras ativas e atualmente está participando do Torneio de Candidatos Feminino representando a Rússia.

Valentina tem diversos títulos importantes em seu currículo como: 3 vezes campeã europeia (2012, 2014, 2018), 3 vezes campeã russa (2011, 2013, 2014), também ganhou um forte torneio aberto de rápidas, o London Chess Classic em 2016 ficando na frente de diversos GMs, esse ano ganhou o torneio inaugural Cairns Cup em Saint Louis. Além de ter se classificado para a semifinal do Speed Chess Feminino Internacional, onde irá enfrentar a GM indiana Harika Dronavalli.

Gunina é uma muito combativa quando está jogando e costuma lutar muito em suas partidas, não é de desistir facilmente, é uma jogadora bem dinâmica e sempre tenta colocar problemas pro adversário, como iremos ver na partida jogada hoje no torneio de candidatos contra a GM Georgiana Nana Dzagnidze. O jogo foi cheio de altos e baixos, logo após a abertura Valentina sacrificou um peão, obtendo uma posição bem dinâmica, mas não encontrou os lances mais precisos e Nana ficou com boa posição mas deixou passar um lance que liquidava a partida, logo depois a russa conseguiu criar problemas para a adversária e no final conseguiu levar a melhor.

Para ver mais partidas dessa brilhante jogadora acesse: Valentina Gunina

Folhas de exercícios para imprimir ou baixar, aqui: Iniciante – Intermediário – Avançado.