sem comentários ainda

5 Torneios para você combinar Xadrez e Férias !

5 Torneios para você combinar Xadrez e férias! 

Jogar um bom torneio, é muito bom não é mesmo? Fica melhor ainda quando a área é turística e você pode levar a família, amigos, aquela paquera…! A seguir, separamos algumas dicas para você que quer conciliar um torneio forte com um passeio bem bacana para este ano!

1 – 11º Aberto Internacional Capo d’Orso

Quando? 01 à 08 de Junho.

Onde? Na paradisíaca ilha da Sardenha na Itália!

Este tradicional torneio já está na sua 11ª edição e por ele já passaram grandes nomes do esporte como: GM Artur Jusupov, GM Mihail Marin, GM Julio Granda, GM Damian Lemos, GM Jacob Aagaard, GM Ni Hua, entre outros. O campeão da edição de 2018 foi o GM armênio Karen Movsziszian.

O local de jogos será no Resort Porto Mannu Residence que fica perto de várias mini ilhas da Sardenha, como a famosa Ilha Madalena.

Lista de jogadoresPágina do Facebook 

Veja mais detalhes no site oficial do torneio: Open Internazionale Capo d’Orso


2- XXXIX Open Internacional de Benasque

Quando? 04 à 13 de Julho.

Onde? Benasque – Espanha

Este tradicional e forte torneio já está na sua 39ª edição! Para quem gosta de montanhas este é o local dos sonhos! Benasque fica na província de Huesca com uma modesta população de +- 2000 habitantes. Ao seu redor estão os famosos Pireneus, que são uma cordilheira no sudoeste da Europa cujos montes formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha. E estendem-se por aproximadamente 430km. O Aneto é o pico mais alto dos Pireneus atingindo a altitude de 3404m, situado no vale de Benasque!

O torneio é disputado por jogadores de todo o globo, na edição anterior 454 enxadristas de 31 países participaram, inclusive as meninas do Projeto Damas em Ação! O vencedor de 2018 foi o GM húngaro Peter Prohaszka, além de Peter mais 23 GMs competiram!


3 – XIV Continental das Américas 2019

Quando? 05 à 13 de Julho

Onde? São Paulo – Brasil

A 14ª edição do Continental das Américas será no Brasil! Este forte torneio classificará 4 jogadores para a Copa do Mundo da FIDE. A edição anterior foi em Montevidéu no Uruguai, reuniu 24 GMs em um total de 167 enxadristas de 12 nacionalidades e o grande campeão foi o GM americano Samuel Shankland que conquistou o título de forma isolada, com sete vitórias e quatro empates.

Caso não dê pra jogar o torneio, tente ao menos visitar o torneio e assistir as partidas, a competição será no salão do Hotel Dan Inn Planalto na região central paulistana.

Algumas dicas de passeio:

Para sair da mesmice: 15 passeios surpreendentes para fazer em São Paulo

9 lugares novos que estão dando vida ao centro de São Paulo

Do rock ao samba: conheça 28 bares em São Paulo para curtir com música ao vivo

Site oficial do torneioChess-results


4 – I Niterói Chess Open

Quando? 04 à 08 de Setembro

Onde? Niterói – Rio de Janeiro – Brasil

A 1ª edição do Niterói Chess Open promete muitas emoções, até o momento do fechamento deste artigo, 10 GMs e outros 15 titulados constam na lista de inscritos!

Além do aberto do Brasil o evento será composto por:

  • Torneio de Blitz
  • Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar
  • Simultânea com o GM Everaldo Matsuura
  • Palestra com o GM Rafael Leitão.

Para saber mais detalhes da programação completa e regulamento do evento acesse o site oficial do torneio.

Chess-resultsPágina do facebook 


5- XVI Circuito Catalão De Abertos Internacionais

O Circuito Catalão de Xadrez é composto por uma série de torneios internacionais que vão de Abril à Setembro. É organizado pela federação catalã de xadrez e patrocinado pelo Departamento de Esportes Catalão.

A edição de 2019 tem um total de 28 torneios, sendo 13 no ritmo clássico e 15 de rápidas. A organização estima um total aproximado de 25 mil jogos e 3500 jogadores do mundo todo.

Os torneios ficam na região de Barcelona e muitos grupos de jogadores alugam um apartamento para o mês todo e jogam de 3 a 4 torneios. Assim como fizeram as meninas do projeto damas em ação em 2018!

Para ver o calendário completo do circuito acesse aqui.


Agora que você já sabe desses torneios, que tal se preparar e fazer as malas?! Não conseguirá tirar férias este ano, só ano que vem? Então fica ligado, que a maioria desses torneios são tradicionais no calendário enxadrístico e costumam acontecer todo ano, então tente se programar para o próximo!

Gostou do artigo? Compartilhe as dicas com os amigos!