sem comentários ainda

Tática no Xadrez [XIII]

A coluna de hoje, será inspirada nos novos campeões nacionais americanos, absoluto e feminino. No absoluto, o GM Hikaru Nakamura levou o título, tornando-se pentacampeão americano. Já no feminino, a grande campeã e destaque da competição foi a jovem WGM Jennifer Yu, de apenas 17 anos, levando o título com uma rodada de antecedência e invicta, terminando o torneio com 9 vitórias e 2 empates!

 

 

 

 

Hikaru Nakamura em ação. Foto: Lennart Ootes

Hikaru Nakamura (Hirakata, Japão, 9 de Dezembro de 1987) é um Grande Mestre de descendência japonesa-americana. Pentacampeão americano (2005, 2009, 2012, 2015 e 2019) e representou os EUA em diversas olímpiadas. Nakamura é um dos melhores jogadores da atualidade, atualmente está entre os 20 melhores do mundo, em Outubro de 2015 já chegou a ser top 2 do mundo quando estava com 2816 de rating FIDE.

Nakamura é conhecido na comunidade enxadrística por ser sem papas na língua, criando muitas polêmicas, além de ser um dos melhores jogadores de blitz do mundo e constantemente joga online. Também é bem ativos nas mídias sociais. (Canal do Twitch / twitter / chess.com / site)

Veremos uma partida do Naka, em uma de suas melhores qualidades, o blitz!

 

 

 

Jennifer Yu concentrada antes do ínicio da 7ª rodada do campeonato nacional americano 2019. Foto por Justin Kellar

Jennifer Yu (Nova Iorque, Estados Unidos da América, 1º de Fevereiro de 2002), é uma WGM americana. Foi campeã mundial sub12 feminino em 2014 na África do Sul. Em 2018, em Batumi, Geórgia, estreou nas olímpiadas  representando a equipe feminina americana. Em 2019 foi destaque no campeonato americano feminino, ganhando o torneio brilhantemente, com 10 pontos de 11 possíveis! Jennifer é colaboradora do site Chess^Summit e escreveu alguns  artigos. 

Veremos a partida que definiu Yu como a campeã do torneio com uma rodade de antecedência!

Folhas de exercícios para imprimir ou baixar, aqui: Iniciante – Intermediário – Avançado.